Tambores de Aço
(SteelPan)
Nas ilhas de Trinidade e Tobago os colonialistas ingleses proibiram os africanos de tocar os seus tambores, estávamos no ano de 1880.
Mas a tradição africana de rufar nunca desmoreceu, sobretudo junto dos mais jovens que para contornar a lei, organizavam-se em grupos que desfilavam nas ruas durante as festas de Carnaval tocando tubos de bambu , objetos de metal tais como, tampas de panela, bandejas, panelas etc.
Tradição que ainda hoje se mantém.
Conta a história que no ano de 1942 um jovem pediu um bidão de óleo emprestado ao seu vizinho Winston "Spree" Simon, na volta este vinha todo amolgado e Winston ao martelar o fundo do bidão, para repor a forma original, descobriu que obtinha sons diferentes e fez o primeiro SteelPan com quatro tons.
Os Steelpans são ideofones tradicionalmente construídos a partir de barris de óleo, mas atualmente, muitos fabricantes destes instrumentos já não dependem destes.
Os Steelpans são ideofones tradicionalmente construídos a partir de barris de óleo, mas atualmente, muitos fabricantes destes instrumentos já não dependem destes.
Rapidamente a moda dos Tambores de Aço se propagou pelas ilhas das Caraíbas, Actualmente existem diversos Festivais para eleger a melhor orquestra, (estas normalmente tocam adaptações de temas famosos) estas orquestras tem entre 4 a 20 percussionistas, com a particularidade de a maior parte deles serem autodidatas. Houve uma tentativa por parte das organizações, e dos governos de obrigar as orquestras a ensinar musica aos seus elementos e tocarem por pauta nos referidos concursos, o que gerou enorme controvérsia entre os maestros e musicólogos, tendo prevalecido a ideia de que o virtuosismo e tradição se iriam perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário