Sarronca
 A Sarronca também conhecida por Ronca é um instrumento muito antigo, pertence à classe dos membranofones de fricção. O seu corpo é geralmente um pote de barro, na boca leva uma pele de animal (ovelha, carneiro, cabra, etc.), no centro da mesma é atada uma cana fina, o seu som é grave e profundo.
 A Sarronca toca-se colocada debaixo de um braço e com a mão livre fricciona-se a cana normalmente com um pano molhado ou com a mão untada com óleo, cera, saliva, etc., antigamente era de uso corrente em quase todo o país, mas tinha nomes diferentes conforme as regiões, "Zabumbas" em Terras de Miranda, "Zorra" em Freixo de Espada à Cinta, "Zamburra" em Beja, etc. A Sarronca é um instrumento usado no acompanhamento dos cânticos de Natal, Ano Novo e nos Reis, mas alem destas celebrações era tambem tocada no Alentejo durante a apanha da azeitona, e nas terras do Norte usada para afugentar os lobos, mas neste caso o corpo da Sarronca não era de barro mas sim uma cabaça com um fio, muito idêntica aos membranofones de fricção africanos.   



Instrumento identicos à Sarronca encontram-se em diversos países europeus como, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Hungria, Roménia, etc. Em África, aqui o corpo é feito com cabaças e com corda exterior, existe tambem feito em troncos de madeira com haste exterior.
No continente americano encontram-se alguns exemplos em Cuba, Brasil, Venezuela, etc.