Tambores da Tailândia

A música clássica na Tailândia divide-se em três grupos o Piphat  o Khruenang Sai e o Mahori , apesar de diferirem em aspetos importantes, todos compartilham a mesma abordagem teórica e instrumentação básica, todos usam os pequenos címbalos de mão, os “Ching” e também os " Krap"(varas de madeira), para marcar o tempo. tradicional repertório clássico da Tailândia é anónimo, ele foi transmitido oralmente, e os nomes dos compositores não são conhecidos.
As orquestras Piphat, utilizam instrumentos de sopro e percussão,
é considerada a principal forma de orquestra para a interpretação das composições mais importantes do repertório clássico tailandês e também é usada para acompanhar o teatro e a dança bem como o teatro de sombras, existem seis tipos de orquestra Piphat que variam no numero de músicos e instrumentos bem como nos temas executados.
As orquestras Khruang Sai são compostas por instrumentos de sopro, percussão e cordas.
alem dos temas instrumentais próprios, acompanham também o teatro de marionetas.
O Mahori, o terceiro grupo de música clássica tailandesa é composto por mulheres, antigamente os instrumentos destas orquestras eram de tamanhos mais pequenos pois seriam mais apropriados ao sexo feminino, atualmente os instrumentos são de tamanho normal e combinam-se entre os utilizados nas orquestras de Piphat e Khruang Sai, excluindo o Pi (oboé). Estas orquestras existem em três variantes, conforme o numero de músicos, pequena, média e grande, esta ultima inclui três Vi sam sai, (instrumento de cordas tipo violino) que acompanham uma vocalista.
Alem da música clássica existem mais dois tipos de musica tradicional tailandesa, o Luk Thung e o Mor Lam, bem como as músicas das minorias étnicas, os Khmer, Lisu, Karen, Lao, Lawa, Hmong, Akha, e Lahu, povos que mantiveram as suas tradições musicais.
    Taphon
Este bimembranofone em forma de barril é tocado com as mãos (percussão direta), o Taphon é o tambor mais utilizado na Tailândia, é usado nas orquestras de Piphat na música tradicional e nos templos hindus onde os devotos pagam a músicos e dançarinos para agradecer aos deuses por favores concedidos. 
Montado num suporte, o corpo do Taphon que é feito artesanalmente num tronco de madeira de teca tornado oco, tem duas cabeças em pele de vaca, uma é maior e tem 25/30 cm, no seu centro é aplicada uma massa de arroz cozido e cinza para obter um tom mais suave, a outra de menor diâmetro tem 20/22 cm, estas são cosidas na borda fazendo pequenas presilhas por onde passam as tiras de couro que as unem e esticam, o comprimento desta tambor corpo é de aproximadamente 48 cm.