A música em Myanmar divide-se básicamente em dois géneros, clássica e teatral, na orquestra clássica chamada Saing Waing, (a mais conhecida não só pelo pela sonoridade mas também pelo seu aspeto) os instrumentos de cordas e o xilofone estão ausentes.
Esta orquestra é composta por um "Hnae", (espécie de oboé) um circulo de 21 tambores chamado "Pat Waing", uma rack de 18 gongos o "Maung Zaing", seis tambores os "Chauk Lone Pat", um grande tambor suspenso o "Pat Ma", um circulo de 19 gongos o "Kyi Waing", pratos grandes, médios, e pequenos chamados "Li Gwin", um pequeno tambor o "Si Toe" pequenos sinos, os "Si", um Bloco de Madeira e o "War", um instrumento tipo castanholas (clapper) feito em cana de bambu.
A formação destas orquestras varia se o local dos concertos é em recinto fechado ou ao livre.
A formação destas orquestras varia se o local dos concertos é em recinto fechado ou ao livre.
Pat Waing
Este circulo de tambores é actualmente composto por 21 tambores (tinha 19 tambores até 1920), todos com forma de barril e construídos em madeira num tronco escavado por dentro, as peles são unidas por tiras de couro e afinadas adicionando ou retirando uma pasta chamada "Pa Sa", que é feita com cinza e massa de arroz, a sua altura varia entre os 13 e os 40 cm. e os diâmetros vão dos 10 aos 30 cm., é tocado com os dedos e este percussionista é o maestro desta orquestra.